Curso de formação de terapeutas em Terapia Gestalt

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

A formação tem como objetivo dar conhecimento das bases teórico-metodológicas da Terapia Gestalt e desenvolver as competências práticas do terapeuta dentro da abordagem terapêutica Gestalt.


Formato da formação

O curso decorrerá ao longo de três anos, contando cada ano com 11 módulos presenciais (workshops) temáticos, que se efetuam à sexta-feira, sábado e domingo de um fim-de-semana por mês (totalizando 16 horas) e 11 sessões teóricas, de quatro horas cada, a um sábado por mês, totalizando 708 horas.

As aulas teóricas decorrerão em regime online.

Em cada ano formativo, um dos módulos exige a permanência em regime residencial fora de Lisboa, de quinta-feira a domingo, totalizando 36 horas.

Como parte integrante da formação, o formando terá de fazer um total de 175 horas (mínimo) de processo terapêutico individual dentro do modelo da Terapia Gestalt, sendo que o seu início deverá iniciar-se no 1º ano, com um mínimo de 20 horas.

Esta formação integra ainda a supervisão de casos clínicos, realizada por supervisores da APG, num mínimo de 150 horas, correspondendo a 250 horas de prática terapêutica, de acordo com os critérios definidos pela Federação Portuguesa de Psicoterapia (FEPPSI).

A avaliação é presencial, contínua e qualitativa, e efetuar-se-á essencialmente através da elaboração de relatórios reflexivos, um por cada workshop experiencial; da análise e discussão de textos e artigos e da realização de trabalhos individuais e de grupo para apresentação e discussão.


Conteúdo Programático do 1º ano (*)

Aulas teóricas

  • História e desenvolvimento da Terapia Gestalt (TG): enquadramento histórico, antecedentes e precursores.
  • Conceitos e princípios básicos da Terapia Gestalt I: campo organismo/ambiente, Awarenes, o Aqui e Agora, figura/fundo, contacto, fronteira de contacto, modalidades de contacto, ciclo de experiência, autoregulação organísmica, ajustamento criativo, fenomenologia e existencialismo, diálogo e intersubjetividade, polaridades e indiferenciação criativa.
  • O corpo como caixa-de-ressonância das emoções. Awareness corporal.

Workshops experienciais

  • O início grupal (tomada de contacto com o grupo de formação e trabalho de confiança. Metodologia gestáltica de grupo, dinâmicas grupais e técnicas de intervenção).
  • Comunicação e linguagem analógica e digital.
  • A relação como instrumento terapêutico.
  • O corpo em Terapia Gestalt.
  • Polaridades I.

Workshop Residencial

“Caminho dos sentidos”


Conteúdo Programático do 2º ano

Aulas teóricas

  • Introdução à Psicopatologia.
  • Perturbações de ansiedade e factícias. Terapia Gestalt na Perturbação ansiosa.
  • Perturbações somatoformes, dissociativas e de adaptação. Perspetiva da Terapia Gestalt .
  • Perturbações do humor. Terapia Gestalt nas experiências depressivas.
  • Esquizofrenia e Outras psicoses. Perspectiva da Terapia Gestalt das experiências psicóticas.
  • Perturbações sexuais e identidade de género.
  • Perturbações da personalidade. Visão da Terapia Gestalt.
  • Perturbações do comportamento alimentar. Visão da Terapia Gestalt.
  • Perturbações pela utilização de substâncias; perturbações do controlo dos impulsos. Comportamentos autolesivos.
  • Perturbações na criança e no adolescente. Visão da Terapia Gestalt .

Workshops experienciais

  • Conceitos e princípios básicos da Terapia Gestalt II(aprofundamento).
  • Trabalho com as emoções básicas dentro da abordagem terapêutica Gestalt .
  • Vergonha e culpa: processo de inibição do si mesmo (enquadramento na Teoria do Self, funções do Self: Id, Ego, Personalidade).
  • O processo terapêutico com crianças e adolescentes na Terapia Gestalt. O desenvolvimento evolutivo.
  • O processo terapêutico com adultos e idosos na Terapia Gestalt . O ciclo vital. Risco da psicopatologia na 3ª Idade.
  • Trabalho com sonhos em Terapia Gestalt.
  • Trabalho com Psicossomática na Terapia Gestalt.

Workshop Residencial

“Os padrões de comportamento na sexualidade. Exploração e integração do masculino e feminino. Influência dos aspetos familiares e sociais na configuração da identidade sexual”.


Conteúdo Programático do 3º ano

Aulas teóricas

  • Os novos desafios da psicoterapia / Terapia Gestalt (psicoterapia on-line, etc.)
  • Teorias do desenvolvimento. O desenvolvimento da criança e do adolescente.
  • Trabalho com grupos na Terapia Gestalt. Diagnóstico do grupo. Fases de contacto dentro da dinâmica grupal. Dinâmicas grupais.
  • Trabalho com o trauma na Terapia Gestalt. Tipos de trauma. Trauma como uma situação inacabada. Reabilitação do processo da awareness. Awareness corporal no contexto do trauma. Relação terapêutica no trabalho com trauma. Eventos traumáticos, recursos e resiliência.
  • Outras Abordagens terapêuticas.
  • Introdução ao eneagrama e a sua integração na metodologia da Terapia Gestalt.
  • Intervenção comunitária. Cruzamento dos contextos sociais e terapêuticos. Visão da Terapia Gestalt
  • Diagnóstico em Terapia Gestalt.
  • Psicofarmacologia.
  • Neurociência e Terapia Gestalt.
  • Investigação em Psicoterapia.
  • Ética e Deontologia na prática terapêutica. Ética situacional. Ética de relações profissionais. Visão da Terapia Gestalt .

Workshops experienciais

  • Papel e características do terapeuta (Teoria incluída: “Terapeuta Gestalt: a postura e a autoconsciência do terapeuta. Desenvolvimento do pensamento terapêutico. Intersubjetividade e perspetiva dialógica na relação terapêutica. Estratégias básicas do terapeuta Gestalt. A regulação afetiva”).
  • Aplicação da metodologia gestáltica no trabalho com famílias e casais. Ferramentas de intervenção dentro da Terapia Gestalt.
  • Treinos supervisionados (trabalho individual e em grupo).
  • Trauma em Terapia Gestalt.
  • Cenas Receadas do terapeuta. Inclusão e repercussão dos receios e conflitos pessoais na prática profissional do terapeuta. A sua incidência na relação paciente-terapeuta.
  • Perda e Luto, despedida em Terapia Gestalt.
  • Dinâmica, balanço e fecho da formação. Resolução de conflitos grupais. Avaliação.

Workshop Residencial

“Viagem pelos quatro elementos”

(*) Nota: os conteúdos programáticos podem sofrer algumas alterações, embora sempre seguindo as principais linhas orientadoras aceites pelas comunidades formativas nacionais e internacionais no campo de formação de terapia, particularmente de Terapia Gestalt.


Formadores internos e externos