Curso de Formação em Terapia Gestalt – 4ª Edição

 

CANDIDATURAS ABERTAS

(INSCRIÇÕES até 15 de Setembro de 2022)

Início previsto para 14 de Outubro de 2022

 

DESTINATÁRIOS

Psicólogos, médicos, enfermeiros, técnicos de serviço social, professores e todos aqueles cuja atividade profissional se ligue diretamente com o trabalho de relação de ajuda, desde que possuidores de licenciatura pré-Bolonha ou mestrado pós-Bolonha.

O Curso de Formação em Terapia Gestalt, ministrado pela Associação Portuguesa de Gestalt (APG), é um curso teórico-prático-vivencial  que visa a formação de terapeutas Gestalt.

O curso destina-se à formação de profissionais da área da Saúde, Psicologia, Educação e Serviço Social - psicólogos, médicos, enfermeiros, técnicos de serviço social, professores e todos aqueles cuja atividade profissional se ligue diretamente com o trabalho de relação de ajuda, desde que possuidores de licenciatura pré-Bolonha ou mestrado pós- Bolonha.

O processo formativo decorre em formato grupal, seguindo a perspetiva de cocriação no campo fenomenológico e de apoio à espontaneidade e à criatividade. A aprendizagem dos aspetos teóricos, metodológicos e práticos do modelo terapêutico passa pelo processo de assimilação, integrado na experiência de contacto entre a pessoa e o seu ambiente, como contributo único para o desenvolvimento profissional e pessoal.

Promove nos formandos uma atitude humanista e dialógica (foco na relação) e o desenvolvimento do terapeuta como instrumento de trabalho, e proporciona-lhes saberes teóricos, práticos e técnicos que melhoram e valorizam o seu desempenho profissional e intervenção terapêutica nas áreas clínicas, educativas, sociais e comunitária.

O curso decorrerá ao longo de três anos, contando cada ano com 11 módulos presenciais (workshops) temáticos, que se efetuam à sexta-feira, sábado e domingo de um fim-de-semana por mês (totalizando 16 horas) e 11 sessões teóricas, de quatro horas cada, a um sábado por mês.

Em cada ano formativo, um dos módulos exige a permanência em regime residencial fora de Lisboa, de quinta-feira a domingo, totalizando 36 horas.

Como parte integrante da formação, o formando terá de fazer um total de 175 horas (mínimo) de processo terapêutico individual dentro do modelo da Terapia Gestalt, sendo que o seu início deverá iniciar-se no 1º ano, com um mínimo de 20 horas. Esta formação integra ainda a supervisão de casos clínicos, realizada por supervisores da APG, num mínimo de 150 horas, correspondendo a 250 horas de prática terapêutica, de acordo com os critérios definidos pela Federação Portuguesa de Psicoterapia (FEPPSI), da qual a APG é membro fundador.

A avaliação é presencial, contínua e qualitativa, e efetuar-se-á essencialmente através da elaboração de relatórios reflexivos, um por cada workshop experiencial; da análise e discussão de textos e artigos e da realização de trabalhos individuais e de grupo para apresentação e discussão.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Click para ver o Conteúdo Programático do curso de formação

Nota: Neste modelo de formação está prevista a abertura de frequência às aulas teóricas e também a alguns workshops experienciais a membros não associados, a anunciar em tempo devido, nas nossas Redes Sociais.

O curso segue os critérios de formação de terapeutas exigidos pela European Federation of Psychologists (EFPA) e pela European Association for Psychotherapy (EAP).

A APG integra a lista de Sociedades e Associações de Psicoterapia protocoladas com a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).

O Certificado de conclusão da formação, emitido pela APG, permite candidatar-se à Especialidade Avançada em Psicoterapia e obter consequentemente o título de psicoterapeuta pela OPP.


COORDENAÇÃO

Conselho Científico-Pedagógico da APG

PROPINA

As mensalidades incluem todos os workshops experienciais e aulas teóricas. Não inclui a psicoterapia individual exigida ao formando nem a supervisão de casos de acompanhamento terapêutico.

Valor: 110€+IVA/mês (135,30€) x 12 meses

Cada formando está ainda obrigado, enquanto membro candidato, ao pagamento mensal de uma quota de 60 euros

Propina total/mês: 195,30 euros A inscrição, no início da formação, tem um custo de 60 euros (IVA incluído)

SELEÇÃO

Avaliação curricular e Entrevista

DOCUMENTOS PARA CANDIDATURA

  • Carta de apresentação dirigida ao Conselho Científico-Pedagógico da APG
  • Curriculum Vitae
  • Fotocópia do certificado de habilitações
  • Fotocópia do Bilhete de Identidade (ou Cartão de Cidadão)

INSCRIÇÕES até 15 de Setembro de 2022

BOLSAS

APG atribui uma bolsa para o 1º ano de formação a estudantes finalistas do mestrado em Psicologia, Enfermagem, Serviço Social, Medicina, e outras ciências sociais e da saúde. A bolsa será atribuída após apreciação do CV, entrevista motivacional e apreciação da situação socioeconómica, bem como a aprovação do Conselho Científico-Pedagógico.
Contatos

Mail: info@apgestalt.net

Tel: 935 528 658


REGULAMENTO DO CURSO

Tem como objetivo informar das normas, exigências e regulamento da formação, assim como fornecer outras informações que possam ser úteis e pertinentes para a transparência da relação da APG com os seus formandos e para o usufruto pleno por partes destes do seu percurso formativo.