Sobre nós

QUEM SOMOS

A Figura-Fundo, Associação Portuguesa de Gestalt (APG), foi criada em Dezembro de 2013 por um grupo de psicoterapeutas e counsellors, com o objetivo de proporcionar uma abertura e participação mais ativa a todos os que se interessam pela Gestalt nomeadamente, na formação de terapeutas e divulgação desta forma de estar no mundo.

A APG é uma associação científica de direito privado, com personalidade jurídica, sem fins lucrativos e de duração indeterminada.

É nossa intenção ajustar a formação aos critérios definidos pela European Federation of Psychologists’s Association (EFPA) e European Association of Psycotherapy (EAP), de forma a garantir o seu reconhecimento por parte destas entidades, assegurando uma formação estruturada e cientificamente exigente.

Estamos conscientes de que a nossa função é promover as potencialidades do ser humano para viver em sociedade de forma íntegra, responsável, proactiva e criativa em contacto com o outro.


AO QUE NOS PROPOMOS

A APG propõe-se promover a formação científica e o exercício profissional da Terapia Gestalt em vários campos de aplicação, nomeadamente em Psicoterapia Gestalt e Counselling Gestalt.

Pretendemos realizar estudos de investigação científica nas áreas da formação e Terapia Gestalt, colóquios, cursos, seminários informativos e ainda divulgar, traduzir e publicar artigos, obras-livro e publicações periódicas.

Queremos promover a formação dos nossos associados ou outros interessados através de cursos teóricos e/ou práticos, seminários, supervisão de casos clínicos e outros meios pedagógicos adequados à formação em Psicoterapia e Counselling Gestalt.


MEMBROS

Membros dos corpos sociais da APG para o quadriénio 2014/2018

Assembleia Geral

Presidente – Neuza Almeida

Vice-presidente – Carmo Gonçalves

Primeiro Secretário – João Tapia

Direção

Presidente – Macarena Diuana

Vice-presidente – Ana Teresa Calado

Secretária Executiva – Maria João Jadauji

Vogal – Elisabete Caramelo

Tesoureira – Irina António

Conselho Fiscal

Presidente – Alexandra Roque Antunes

Vogal – Ana Caperta

Vogal – Helena Gonçalves


Que é a Gestalt Terapia

A Terapia Gestalt foi criada por Fritz Perls na década de 50. Os seus fundamentos teóricos assentam na Psicologia da Gestalt, (Wertheimer e colaboradores, Köhler, Koffka, Lewin), na investigação psicanalítica (Freud, Ferenczi, Rank, Reich), na fenomenologia e no existencialismo.

Atualmente, a Terapia Gestalt constitui uma teoria e uma metodologia que integra numa nova configuração, a influência de diferentes correntes filosóficas, metodologias e terapêuticas de inspiração europeia, norte-americana e oriental.

A Terapia Gestalt desenvolve uma visão unificadora do ser humano que contempla as suas dimensões sensoriais, afetivas, intelectuais, sociais e espirituais. A partir da tomada de consciência da experiência atual (aqui e agora), valoriza o contato autêntico com o outro e o ajustamento criativo do organismo no seu ambiente.

Veja o vídeo