Curso de Formação em Terapia Gestalt – 1ª Edição (a decorrer)

Iniciado em Fevereiro 2015

 

DESTINATÁRIOS

Psicólogos, médicos, enfermeiros, técnicos de serviço social, professores e todos aqueles cuja atividade profissional se ligue diretamente com o trabalho de relação de ajuda, desde que possuidores de uma licenciatura.

O Curso de Formação em Terapia Gestalt, ministrado pela Associação Portuguesa de Gestalt (APG), é um curso teórico-prático-vivencial  que visa a formação de psicoterapeutas Gestalt e de counsellors Gestalt.

 O counselling, que se liga diretamente com o trabalho de relação de ajuda, pretende desenvolver o potencial das pessoas, não se focando nos sintomas ou na patologia. Trata-se de uma intervenção mais breve e mais focada para a resolução de problemas. O counsellor  ajuda outra pessoa a ajudar-se, a desenvolver as suas capacidades e o seu potencial humano.

O Curso de Formação em Terapia Gestalt, destinado à formação de profissionais da área da Saúde, Psicologia, Educação e Serviço Social, promove nos formandos uma atitude humanista e dialógica (foco na relação) e o desenvolvimento do terapeuta como instrumento de trabalho, e proporciona-lhes saberes teóricos, práticos e técnicos que melhoram e valorizam o seu desempenho profissional e intervenção terapêutica nas áreas clínicas, educativas, sociais e comunitária. 

Este Curso decorrerá ao longo de três anos, seguindo os critérios de formação de psicoterapeutas exigidos pela  European Federation of Psychologists  (EFPA) e pela  European Association for Psychotherapy (EAP).

Trata-se de um curso com uma sólida componente teórico-metodológica e forte componente vivencial e experiencial, contando cada ano com 11 módulos presenciais (workshops) temáticos, que se efetuam à sexta-feira, sábado e domingo de um fim-de-semana por mês (totalizando 16 horas) e 11 sessões teóricas, de quatro horas cada, a um sábado por mês. Em cada ano, um dos módulos exige a permanência em regime residencial fora de Lisboa, de quinta-feira a domingo, totalizando 32 horas.

Como parte integrante desta formação, o formando terá de fazer um total de 100 horas (mínimo) de psicoterapia ou counselling individual em Gestalt, sendo que este processo deverá iniciar-se no 1º ano, com um mínimo de 20 horas.

Esta formação integra ainda a supervisão de casos clínicos, realizada por supervisores da APG, num total de horas ainda a definir, de acordo com os critérios definidos pela EFPA e EAP.

A avaliação é presencial, contínua e qualitativa, e efetuar-se-á essencialmente através da elaboração de relatórios reflexivos, um por cada workshop experiencial; da análise e discussão de textos e artigos e da realização de trabalhos individuais e de grupo para apresentação e discussão.

1º ANO

O 1º ano tem como objetivo proporcionar conhecimentos sobre os princípios e conceitos fundamentais da Terapia Gestalt, assim como promover o desenvolvimento pessoal e social do formando com vista ao desenvolvimento de relações saudáveis e da relação Eu- Tu, na aceção de Martin Buber, conseguidos através da experiência de uma formação grupal e vivencial.

Porque as especificidades de cada formação - de psicoterapeutas ou  de counsellors -  são diferentes, este Curso, embora visando em simultâneo as duas  formações, tem  um tronco comum às duas áreas, sobretudo nos dois primeiros anos, e o terceiro ano mais específico e vocacionado para cada uma das saídas profissionais.

PLANO DE ESTUDO

SESSÕES TEÓRICAS

Nº DE HORAS

SESSÕES EXPERIÊNCIAIS

Nº DE HORAS

História e desenvolvimento da Terapia Gestalt: enquadramento histórico, antecedentes e precursores

4

Apresentação e tomada de contacto com o grupo; trabalho de confiança; coesão; o início grupal

16

Psicologia da Gestalt

4

Awareness  e contacto

16

Autorregulação organísmica, de Kurt Goldstein

4

Ciclo da experiência em Gestalt

Mecanismos de contacto

16

Teoria de Campo

4

O corpo em Gestalt

16

Fenomenologia e Existencialismo

4

Polaridades em Gestalt

16

Relação dialógica e intersubjetividade, Martin Buber

4

Comunicação e linguagem analógica e digital

16

Awareness e o Aqui e Agora

4

Autorregulação organísmica  e ajustamento criativo

16

Ciclo de contacto e modalidades de contacto

4

O caminho dos sentidos

(workshop residencial)

32

O corpo como caixa-de-ressonância das emoções

4

Metodologia gestáltica de grupo.

Técnicas de intervenção

16

Polaridades e indiferenciação criativa

4

A relação Eu-tu,

A relação como instrumento terapêutico

16

Apresentação de trabalhos (formandos)

4

Dinâmicas grupais de fecho do 1º ano

16

Nota: Neste modelo de formação está prevista a abertura de frequência às aulas teóricas e a alguns workshops experienciais, a anunciar em tempo devido, a membros não associados.


3º ANO

Neste momento encontra-se em fase de reestruturação o 3º ano do curso. 


COORDENAÇÃO

Conselho Científico-Pedagógico da APG

FORMADORES
  • Alexandra Antunes
  • Ana Teresa Calado
  • Carmo Gonçalves
  • Irina António  
  • Macarena Diuana
  • Maria João Jadauji
  • Neuza Almeida
  • e Formadores Externos

PROPINA

As mensalidades incluem todos os workshops experienciais e aulas teóricas. Não inclui a psicoterapia individual exigida ao formando nem a supervisão de casos clínicos.

Valor: 100€+IVA/mês x 12 meses

Cada formando está ainda obrigado, enquanto membro associado, ao pagamento mensal de uma quota de 60 euros

Propina total/mês: 183 euros


REGULAMENTO DO CURSO

Tem como objetivo informar das normas, exigências e regulamento da formação, assim como fornecer outras informações que possam ser úteis e pertinentes para a transparência da relação da APG com os seus formandos e para o usufruto pleno por partes destes do seu percurso formativo.

Regulamento de funcionamento da Formação